A partir desta quinta-feira (25), Mucugê, uma das mais antigas cidades da Chapada Diamantina, contará com uma nova unidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculada ao Escritório Técnico em Rio de Contas. Segundo Hermano Queiroz, superintendente do Iphan na Bahia, a unidade será crucial para desenvolver políticas de valorização do patrimônio cultural, abrangendo arqueologia, paisagens, patrimônio imaterial e bens móveis.
“Mucugê é uma das cidades históricas que mais cresce na Bahia, o que gera muitas solicitações de autorização prévia do Iphan, tanto para restaurações e reformas de imóveis quanto para novas construções em áreas protegidas. Com a nova unidade, poderemos atuar de forma mais eficiente e garantir que o desenvolvimento da cidade ocorra em sintonia com a preservação de seu patrimônio, incentivando a participação ativa dos moradores na preservação de sua história e identidade”, afirma Queiroz.
Localizada na Praça Coronel Propércio, no Centro Histórico de Mucugê, a unidade funcionará semanalmente, com atendimento de um servidor das 9h às 18h.